Na última semana tivemos a honra de receber mais uma tutora em nosso pólo federal de Ipatinga,
recebemos a tutora luana Fonteles Ribeiro que veio ministrar a nossa primeira oficina prática para a criação e confecção da nossa MÁSCARA NEUTRA, ou MÁSCARA MORTUÁRIA.
"A máscara, sem sombra de dúvidas, é o mais representativo elemento de como toda a história do teatro e em todas as culturas são encontradas máscaras como elementos de comunicação capazes de transmitir a essência da vida de seu povo."
http://www.grupomoitara.com.br/d100_por.php
Aqui em nosso pólo a compra dos materiais foi feita de forma coletiva, deixamos como responsável o nosso colega Elias que trouxe todos os materiais e nós dividimos o valor da conta em valores iguais para todos. Isso foi realizado com sucesso.
Luana queria que todos pudessem ver a primeira máscara sendo criada, assim depois divididos em grupos todos os alunos colocariam literalmente a mão na massa, e também a cara na máscara. Fiquei surpreso com a facilidade que o alginato seca no rosto, a primeira aluna foi a Luzia de Rezende que se ofereceu para começar. De cara já entendemos que não é um trabalho fácil de ser realizado que é preciso ser efeito em equipe para que as pessoas se ajudarem.
Aqui em nosso pólo o trabalho foi dividido em equipes ou grupos, organizamos a nossa sala com três camas improvisadas para que nossos colegas pudessem ficar um pouco mais confortáveis. As meninas improvisaram também uns travesseiros, assim depois de conferir os materiais começamos a oficina.
O alginato é um material usado pelos dentistas para moldar as próteses dentárias, seca com menos de dois minutos no rosto da pessoa deitada.
O alginato ainda úmido tem uma cor meio rosada e deve ser jogado e espalhado rapidamente sobre o rosto. Nesta foto estamos trabalhando a máscara da Erdinachele (Chele)
Depois do alginato seco é a hora de passar a faixa zebrada que deve ser molhada e moldada com a mão sobre o rosto do colega.
Já nesta foto o alginato já está totalmente seco, pronto para que possa modelar a faixa gessada por cima.
A próxima imagem é a imagem da minha máscara quase pronta. Esperando a secagem da faixa gessada para ser retirada do meu rosto e passada para uma das últimas etapas.
PASSO 1: Alginato
- Misturar na água e misturar, chegando ao ponto, jogar no rosto e esperar secar.
PASSO 2: Faixa Gessada
- Cobrir o alginato já seco no rosto com a faixa gessada, que deve ser moldada com as mãos, e deixar que seque. Detalhe o gesso depois de molhado ele se mantém frio, depois esquenta e depois esfria de novo depois deste processo estará pronto.
Este sou eu ansioso para retirar a minha máscara e passar para a última fase.
Quando o processo chega ao fim, a pessoa deve se asentar abaixar a cabeça e soprar com muita força para descolar a máscara do rosto, se precisar fazer umas caretas também ajuda. Com a forma do rosto pronta, deve-se colocar a mesma de forma equilibrada dentro de um balde ou caixa com a areia, fazer a mistura do gesso e água e jogar o gesso dentro dela assim:
Depois de seco a sua máscara neutra estará pronta e você terá assim um negativo para fazer quantas máscaras você quiser.
Esta foi primeira etapa da nossa OFICINA DE MÁSCARAS espero que tenham curtido... Em breve volto com a continuação da confecção e criação da nossa máscara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário