domingo, 11 de novembro de 2012

Sobre as várias formas de máscaras...


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL / UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Nome: Filipe de Souza Fernandes
Turma: Teatro 10 / Disciplina: Suportes Cênicos
Professora Autora: Sonia Paiva
Professora Supervisora: Cyntia Carla
Tutora à distância: Luana Fonteles Ribeiro
Tutor presencial: Denilson de Almeida
Semana: 09 / Tarefa 09: Sobre as várias formas de máscaras


“As Várias Formas de Máscaras”


Máscaras Larvárias:
Faz uma relação direta com a larva, ou melhor, com os insetos, pois, remete ao primeiro estado dos insetos. Onde a máscara trás rostos inacabados e simplificados da figura humana, é mais uma das máscaras que não possibilita o uso da voz, mas possibilita que se use as palavras através das ações. Por isso é considerada uma máscara silenciosa.



Máscaras expressivas:
Outra máscara silenciosa, mas que, no entanto, tem uma feição mais elaborada podendo nos direcionar para um conflito, intenção ou emoção. Aqui também não se usa a palavra, mas esta fica implícita na ação da personagem, esta máscara possibilita o uso da contra-máscara, onde o ator deve se direcionar para o lado contrário ou inverso da feição da sua máscara, se tem, por exemplo, uma feição alegre o ator deve fazer uma cena triste que vai se contrapuser com a máscara.


Máscara Neutra:
A máscara neutra ela neutraliza totalmente o rosto do ator, impossibilitando que o mesmo tenha outra expressão, a não ser a do seu rosto neutro como se dormisse, neutraliza também a sua voz, pois ela cobre todo o rosto inclusive à boca, não possibilitando o uso da voz. Uma fisionomia simples e vazia, sem conflito ou intenção, esta máscara propõe que o ator amplie todos os seus outros sentidos. A máscara neutra não é nenhum personagem, mas é a fonte, a forma, o molde ou a matriz de cada ator para que se construam outras máscaras. Esta semana aqui no pólo de Ipatinga tivemos nossa primeira oficina sobre a confecção de máscara com a tutora Luciana, e eu já tenho a minha máscara neutra que nada mais é a reprodução perfeita do meu rosto totalmente neutro. Esta máscara pode levar ao ator um entendimento e conhecimento melhor sobre o seu corpo.


Meias - Máscaras:
As famosas máscaras falantes ganham este nome, pois possibilitam que o ator use a voz, tenha textos e fale. Ela cobre somente metade do rosto, deixando a boca livre para o uso verbal.  Assim o ator deve encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao personagem e a situação proposta pela cena, o texto assim vem para agregar e acrescentar a este trabalho. Elas representam na grande maioria um mesmo tipo, e podem se multiplicar em vários personagens. São as máscaras mais usadas em espetáculos e peças de teatro, e não precisa necessariamente que todos os personagens usem máscaras, ou que a peça tenha todos os personagens usando máscara podemos ter somente um personagem que use esta máscara. 


Máscaras Abstratas:

Quando li no site já comecei a imaginar o que poderia ser uma máscara abstrata. E tentei fazer uma relação com a arte ou pintura abstrata. E realmente faz sentido, pois a arte abstrata não se prende a representação da realidade, e não vamos encontrar nenhum rosto triangular, ou quadrado ou redondo totalmente. Pois esta é a principal proposta da máscara abstrata inteiramente geométrica sem menção humana ou animal. O ator deve com esta máscara fazer o corpo viver através da geometria criando ações físicas precisas, amplas e assimétricas, possibilitando um desenho corporal.

Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário