UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL / UNIVERSIDADE
DE BRASÍLIA
Nome: Filipe de Souza Fernandes
Turma: Teatro 10 / Disciplina:
Suportes Cênicos
Professora Autora: Sonia
Paiva
Professora Supervisora:
Cyntia Carla
Tutora à distância: Luana
Fonteles Ribeiro
Tutor presencial: Denilson
de Almeida
Semana: 09 / Tarefa 09: Sobre
as várias formas de máscaras
“As Várias Formas de
Máscaras”
Máscaras
Larvárias:
Faz uma relação direta com a
larva, ou melhor, com os insetos, pois, remete ao primeiro estado dos insetos.
Onde a máscara trás rostos inacabados e simplificados da figura humana, é mais
uma das máscaras que não possibilita o uso da voz, mas possibilita que se use
as palavras através das ações. Por isso é considerada uma máscara silenciosa.
Máscaras
expressivas:
Outra máscara silenciosa,
mas que, no entanto, tem uma feição mais elaborada podendo nos direcionar para
um conflito, intenção ou emoção. Aqui também não se usa a palavra, mas esta
fica implícita na ação da personagem, esta máscara possibilita o uso da
contra-máscara, onde o ator deve se direcionar para o lado contrário ou inverso
da feição da sua máscara, se tem, por exemplo, uma feição alegre o ator deve
fazer uma cena triste que vai se contrapuser com a máscara.
Máscara
Neutra:
A máscara neutra ela
neutraliza totalmente o rosto do ator, impossibilitando que o mesmo tenha outra
expressão, a não ser a do seu rosto neutro como se dormisse, neutraliza também
a sua voz, pois ela cobre todo o rosto inclusive à boca, não possibilitando o
uso da voz. Uma fisionomia simples e vazia, sem conflito ou intenção, esta
máscara propõe que o ator amplie todos os seus outros sentidos. A máscara
neutra não é nenhum personagem, mas é a fonte, a forma, o molde ou a matriz de
cada ator para que se construam outras máscaras. Esta semana aqui no pólo de
Ipatinga tivemos nossa primeira oficina sobre a confecção de máscara com a
tutora Luciana, e eu já tenho a minha máscara neutra que nada mais é a
reprodução perfeita do meu rosto totalmente neutro. Esta máscara pode levar ao
ator um entendimento e conhecimento melhor sobre o seu corpo.
Meias - Máscaras:
As famosas máscaras falantes
ganham este nome, pois possibilitam que o ator use a voz, tenha textos e fale.
Ela cobre somente metade do rosto, deixando a boca livre para o uso
verbal. Assim o ator deve encontrar um corpo
e uma voz que se ajustem ao personagem e a situação proposta pela cena, o texto
assim vem para agregar e acrescentar a este trabalho. Elas representam na
grande maioria um mesmo tipo, e podem se multiplicar em vários personagens. São
as máscaras mais usadas em espetáculos e peças de teatro, e não precisa
necessariamente que todos os personagens usem máscaras, ou que a peça tenha
todos os personagens usando máscara podemos ter somente um personagem que use
esta máscara.
Máscaras
Abstratas:
Quando li no site já comecei
a imaginar o que poderia ser uma máscara abstrata. E tentei fazer uma relação
com a arte ou pintura abstrata. E realmente faz sentido, pois a arte abstrata
não se prende a representação da realidade, e não vamos encontrar nenhum rosto
triangular, ou quadrado ou redondo totalmente. Pois esta é a principal proposta
da máscara abstrata inteiramente geométrica sem menção humana ou animal. O ator
deve com esta máscara fazer o corpo viver através da geometria criando ações
físicas precisas, amplas e assimétricas, possibilitando um desenho corporal.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário